HISTÓRIA DA RAÇA ROTTWEILER
O rottweiler provavelmente descende de cães romanos (provavelmente o cão Molossus) e seus descendentes, que eram criados como cães de guarda e guardiões de rebanho. Esses cães imigraram com as legiões romanas através dos Alpes suíços, até chegarem nos arredores da Floresta negra no sudoeste da Alemanha, onde tiveram contato com os cães da região.
Houve, então, uma miscigenação com os cães locais, dando origem à versão primitiva do que hoje chamamos de rottweiler. Esta versão primitiva e ancestral da raça que conhecemos hoje, possuía grande semelhança à raça grande boiadeiro suíço, a qual nos primórdios pode ter sido parte da mesma raça ou vice e versa.
A tarefa principal deste novo cão alemão também era a condução e a guarda de grandes rebanhos, a lida com o gado, a tração de pequenas carroças com cargas de leite e carne e a proteção do dono e seu patrimônio.
Os açougueiros tradicionalmente os mantinham e utilizavam estes cães para auxiliá-los nestas várias tarefas. No final do século XIX, com a chegada das ferrovias, proibiu-se o transporte de rebanhos pelas estradas, e todos os chamados "cães de açougueiro" (cães de boiadeiro) foram quase totalmente extintos do país. Porém na cidade de Rottweil, fiéis admiradores destes cães reuniram-se buscando resgatar a raça através de uma única fêmea pura restante. O resgate deu-se através de cruzamentos bem selecionados com outros cães de tipo similar da região.
Com o sucesso, posteriormente foi fundado um clube (que posteriormente deu origem ao ADRK nos anos 1920) em 1907 e a raça recebeu o nome de rottweiler por causa da cidade de Rottweil: seu primeiro nome em alemão foi "Rottweiler Metz-gerhund", sendo metz-gerhund "cão de açougueiro"; e rottweiler, o gentílico da cidade de Rottweil.
No início do século XX (1910), quando foram pesquisadas diversas raças para a função policial, o rottweiler foi avaliado e em pouco tempo demonstrou ser extraordinariamente adequado às tarefas do serviço policial. E por suas qualidades foi ganhando popularidade, permanecendo até hoje entre os cães de guarda mais populares do mundo.
O primeiro cão da raça a ser registrado no stud book foi Russ von Bruckenbuckel nascido em 1904, mas registrado apenas em 1907 com a fundação do DRK (Deutscher Rottweiler Klub) em 13 de janeiro do mesmo ano. O DRK foi o primeiro clube da raça rottweiler, mas acabou "extinto" após ser fundido com o IRK (Internationalen Rottweiler Klub) formando o ADRK (Algemeiner Deutscher Rottweiler Klub) em 3 de julho de 1921, que desde então é o clube oficial da raça e autoridade máxima sobre o rottweiler à nível mundial atualmente.